O varejo farmacêutico não para de crescer. Basta uma olhada nas médias e grandes cidades para saber que é numerosa a quantidade de farmácias e drogarias nas principais ruas e avenidas.
O setor parece estar saturado, mas ao mesmo tempo também indica que há demanda para ser atendida.
Quem vive diariamente os desafios do varejo farmacêutico, sabe que se destacar em meio aos concorrentes, fidelizar os clientes e manter a farmácia faturando e lucrando pode ser uma grande dificuldade.
É pensando nisso que elaboramos este artigo com dicas de estratégias para construir uma marca forte e manter os clientes fiéis à sua farmácia.
Tenha uma identidade visual consistente
Muitas empresas que estão enfrentando grandes desafios agora, iniciaram suas trajetórias há muitos anos e, às vezes, décadas.
Essas farmácias apostaram no setor quando o cenário, o consumo e a forma como as pessoas se relacionavam com as empresas era outra.
Por esse motivo, muitas dessas farmácias enfrentam desafios para serem lembradas apostando na estratégia com foco no produto, e acabam deixando de lado a identidade visual.
Atualmente, ter uma marca que se destaque e seja lembrada é uma forma de se conectar com os clientes.
Se for o caso, avalie a possibilidade de atualizar sua marca para um nome mais atual e que faça mais sentido para o que você deseja transmitir no momento.
Pensar nos propósitos da sua empresa também vai auxiliar a fazer as escolhas corretas.
Coloque o consumidor no centro
Planejar que o consumidor vai estar no centro de todas as estratégias exige que muitas empresas revejam processos e práticas antigas que, nem sempre, consideravam o que era melhor para o consumidor, mas sim o que era mais lucrativo para o negócio.
Para realizar esta mudança, é necessário que o gestor, administrador e sócios (se houver), mudem, primeiramente, a maneira de ver os objetivos de negócio a médio e longo prazo.
E isso não significa que a sua farmácia vai deixar de ter como objetivo o aumento nas vendas e no faturamento, mas sim que o cliente estará no centro dessa estratégia.
É importante lembrar que, planejar que o consumidor seja o centro da estratégia é uma das partes mais “fáceis”, o grande desafio está em causar essa transformação no dia a dia.
Uma dica é pesquisar o que as empresas que utilizam essa estratégia estão fazendo e se inspirar nas práticas e estratégias. Muitas delas falam abertamente sobre as mudanças, servindo de referência para os demais.
Dê atenção especial às redes sociais
Há muito tempo a rotina das pessoas não é mais a mesma. Não há quem comece e finalize o dia sem antes dar uma olhadinha nas redes sociais – sem contar os períodos de uso durante o dia.
Por esse motivo, ter uma presença constante nas redes sociais é uma forma de se manter presente na rotina dos consumidores.
Aquele ditado “quem não é visto, não é lembrado” não poderia fazer mais sentido do que nesse cenário.
Mas lembre-se, apenas publicar todos os dias não é suficiente.
Você precisa entender o que é interessante para o seu público e que tipo de conteúdo eles gostariam de receber. Falaremos mais sobre isso no tópico a seguir.
Vale lembrar que investir em tráfego pago vai garantir que as publicações estratégicas e direcionadas cheguem até as pessoas certas.
Por isso, certifique-se de estabelecer uma frequência de impulsionamento para as pessoas que já te seguem, afinal, sabemos que o Facebook e Instagram não entregam todas as publicações para todas as pessoas que seguem seu perfil.
Invista em conteúdo informativo
Para o setor de varejo farmacêutico, priorizar conteúdo informativo e que se conecte com os consumidores pode parecer desafiador. Afinal, o que pode funcionar mais do que ofertas e promoções?
A verdade é que, todo administrador sabe que a longo prazo, ofertas promocionais em excesso comprometem o faturamento e a lucratividade.
Por esse motivo, se conectar com os clientes por meio de conteúdos informativos, institucionais e que oferecem benefícios que podem ser aplicados na vida de quem recebe aquela publicação é uma forma de fidelizar os seus clientes e prospectar novos clientes.
Por exemplo, em sua farmácia ou drogaria devem existir dezenas de opções de protetor solar para o rosto, indicado para diferentes tipos de pele, com coloração e sem e ainda com ativos que trazem benefícios para diferentes tipos de pele.
Ao contrário do que se imagina, com tantas opções, os clientes encontram-se constantemente em dúvida sobre qual é a mais indicada para ele – e isso se repete com vários outros produtos e serviços.
Capacitá-lo para escolher a melhor opção é uma maneira de entregar benefício, afinal, ele poderá escolher a melhor opção que soluciona problemas que ele possui e, muitas vezes, isso pode até aumentar o ticket médio desse consumidor.
Dica
Leve seu conteúdo para comunidades que podem se interessar por ele, como por exemplo grupos no Facebook ou Instagram, ou ainda criando sua própria comunidade no Instagram.
Com essas estratégias, você conseguirá analisar seu negócio para além dos produtos e das vendas.
Trabalhar sua marca é fundamental para que a sua farmácia comece a ser reconhecida entre os clientes, e os benefícios de adotar essas estratégias virão a médio e longo prazo.
Que tal começar já?