Há um tempo atrás só existiam árvores frutíferas em fazendas e chácaras de grande porte, pois as pessoas tinham a cultura de acreditar que as árvores precisavam de espaços grandes para se desenvolverem.
Atualmente, sabemos que não precisa ser assim, pois algumas árvores frutíferas são perfeitamente capazes de se desenvolverem e dar lindos frutos em espaços muito pequenos como em vasos de plantas por exemplo.
A seguir iremos mostrar 10 tipos de árvores com frutas que você pode ter em seu quintal ou até mesmo dentro de sua casa, cultivadas em vasos especiais.
O que são árvores frutíferas?
As árvores frutíferas são aquelas que produzem frutos comestíveis ao ser humano e aos animais.
Normalmente são árvores de médio a grande porte, mas existem opções de pequeno porte que podem ser cultivadas em casa e são essas que veremos a seguir.
Conheça as 10 árvores frutíferas que você pode plantar em sua casa
Existem muitas opções de árvores com frutas que podem ser plantadas no quintal de sua casa ou em vasos maiores que caibam em um ambiente externo como terraços e varandas.
A seguir listamos 10 das opções de árvores frutíferas mais usadas pelas pessoas na atualidade.
- Jabuticabeira: as jabuticabeiras podem se adaptar bem ao solo e crescem conforme sua nutrição e disponibilização de espaço, logo se estiver em ambientes menores, sua árvore pode chegar a 2 metros e diretamente no solo a aproximadamente 12 metros de altura. Para seu cultivo em vasos, é preciso que o mesmo tenha pelo menos 50 cm de profundidade. Suas frutas são doces e fartas e servem para comer naturalmente ou fazer geleias e sucos.
- Limoeiro: o limão é a fruta preferida de muitos brasileiros pois combina com praticamente todos os pratos, seja ele salgado ou doce. Possui várias espécies diferentes, mas seu cultivo é basicamente o mesmo para todos os tipos. É uma árvore que prefere o quintal, mas se desenvolve facilmente em vasos maiores, podendo a árvore chegar em até 2 metros de altura. Você deverá regar a planta constantemente, mas deve tomar cuidado para não encharcar o solo.
- Morangueiro: o morango é outro clássico da culinária, principalmente nas sobremesas. Apesar de não ser uma árvore, o morango é de fácil cultivo e pode ser plantado em vasos pequenos dentro de sua própria casa. Precisa de água semanalmente e vasos com boa drenagem de água. Vale lembrar que os morangos também precisam dos raios solares por no mínimo 4 horas por dia. Outra curiosidade dos morangos é que eles podem ser plantados aos pés de outra árvore como a jabuticabeira por exemplo, pois seus frutos ficam pendurados para fora do vaso que for plantado.
- Aceroleira: árvore capaz de fornecer as acerolas, que são frutas pequenas e deliciosas para comer naturalmente ao retirar do pé ou para fazer sucos. As aceroleiras podem chegar a 3 metros de altura, porém seus galhos, folhas e frutas são delicados e acabam por decorar o ambiente quando floridas e cheias de frutos. Apesar de ser de porte médio, os pés de acerola podem se adaptar bem aos vasos e gostam de receber o calor do sol constantemente.
- Amoreira: as amoras são excelentes frutas para consumo ou para geleias. São árvores maiores que preferem o solo do quintal podendo chegar a 12 metros, mas se adaptam bem ao plantio em vasos chegando a medir cerca de 1,5 metros. As amoreiras se adaptam a todos os tipos de solo, porém precisam de regas frequentes. Vale lembrar apenas que o solo não pode estar encharcado nem muito seco.
- Laranjeira: outra fruta clássica no Brasil e conhecida por todos é a laranja. Existem muitos tipos diferentes, mas todas elas são de fácil cultivo em quintais pequenos e vasos de plantas. Necessita de regas frequentes desde que o solo não fique encharcado e adubação constante com adubos específicos e calcário para controle da acidez do solo. As laranjeiras gostam de climas quentes e dos raios solares.
- Romanzeira: as romanzeiras podem chegar de 2 a 5 metros de altura, tendo preferência por climas tropicais, pois precisa de solo profundo para ser cultivada. As regas são feitas sempre que o solo estiver seco e você precisa lembrar que elas não toleram sombra. Existe no mercado uma versão de romã “mini” que pode ser cultivada em vasos de plantas.
- Pitangueira: semelhante à acerola, as pitangueiras são árvores delicadas com frutos pequenos e charmosos. É uma árvore que pode chegar entre 2 e 10 metros de altura a depender do solo onde se encontra. Para que seu desenvolvimento e crescimento seja saudável, necessita de um sono bem drenado e fértil, com adubamento semestrais e regas diárias.
- Figueira: são árvores frutíferas que combinam perfeitamente com o cultivo em jardinagens. É uma diferente e muito resistente e que necessita de podas recorrentes para se manter saudável.
- Goiabeira: árvores que crescem rápido e que são muito produtivas. Quem tem uma goiabeira em casa tem um grande tesouro, pois além dos frutos, as folhas da goiabeira possuem propriedades medicinais. É uma árvore de porte médio que prefere solos livres como no quintal, por exemplo. Suas regas podem ser semanais pois não suporte solo encharcado, porém sua adubação deve ser constante para manter sua produtividade.

Quais os benefícios de ter árvores frutíferas em sua casa?
O principal benefício de cultivar árvores frutíferas em sua casa é colher seus frutos e poder desfrutar dos mesmos de várias formas diferentes como fazer sucos, geleias, doces e claro saborear a fruta retirada diretamente da árvore.
Além dessa vantagem, existem outras que vale a pena ser mencionadas como:
- Contribuição para o meio ambiente
- Alívio de estresse e ansiedade
- Purificação do ar
- Renovação do ambiente
- Decoração do quintal, jardim ou área externa da casa
- Ligação do ser humano com a natureza
- Bem estar e qualidade de vida para aqueles que se comprometem a cuidar das plantas, entre outros